Dúvidas dos Leitores

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Colaborou Haydee Nascimento, advogada com escritório em Boca Raton (FL), telefone (561) 210-8587.

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com

Meu filho esteve nos EUA em 2015 como turista, ele estava de férias e foi almoçar num restaurante com primo dele que é americano. Uma pessoa tentou agredi-lo com um facão, alegando ciúmes. Ele se enquadraria em algum tipo de visto?

Haydee Nascimento – Muitas pessoas falam sobre o visto U quando sofrem algum tipo de violência ou são vítimas de algum crime. Existem vários requerimentos que alguém teria que provar e baseado nas circunstâncias, acredito que seja difícil. Como foi uma tentativa, talvez se enquadre na parte da lista de crimes, mas a pergunta mais importante é saber se seu filho trabalhou com a polícia fazendo um boletim de ocorrência.

Estou nos Estados Unidos sem documentos. Sofri agressão física de uma mulher, eu me enquadraria no VAWA?

Haydee Nascimento – Talvez você pode avaliar os requerimentos do visto U. VAWA é usado para quem é casado com residente ou cidadão americano.

Morei nos EUA por nove anos, voltei ao Brasil voluntariamente e vim para os EUA pelo “cai cai”. Se eu me casar com uma americana, consigo o green card?

Haydee Nascimento – Quando alguém entra pela fronteira sem autorização, para poder receber a residência permanente nos Estados Unidos será necessário solicitar o perdão, form I-601.

Eu moro ilegalmente nos EUA. Minha irmã teve o visto negado 3 vezes. A primeira vez foi o dia que embarquei pra vir, a segunda vez eu ainda estava na permanência e a terceira vez foi agora. Com o visto de turismo negado, ela pode tentar o visto de trabalho ou estudante?

Haydee Nascimento – Quando alguém tem vários vistos negados no consulado, aconselhamos esperar no mínimo de um a dois anos para tentar novamente.  Ao tentar a entrada no país novamente, seria importante provar que as circunstâncias mudaram desde a última vez que o visto foi negado.

Desde abril de 2012 possuo a residência americana a qual consegui por meio da minha irmã. Desde esta época, eu moro e trabalho no Brasil e vou a passeio aos EUA. Quanto tempo precisarei residir nos EUA para obter a minha cidadania?

Haydee Nascimento – Um portador de green card pode solicitar a cidadania após cinco anos. Mas eles verificarão o histórico dos últimos cinco anos de suas viagens para o Brasil e isso o implicará negativamente..

As informações fornecidas acima não constituem aconselhamento jurídico ou geram uma relação advogado-cliente. Além disso, os interessados não devem tomar decisões baseadas apenas nas informações aqui apresentadas. É recomendado consultar com advogado para analisar cada caso individualmente.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo